01 (certificação EQAVET)
Certificação EQAVET

Escola certificada pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) com o Selo EQAVET – Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
LOUSADA OESTE
UMA ESCOLA QUE É NOSSA...
UMA COMUNIDADE EDUCATIVA EM QUE SOMOS TODOS.
02 (Escola Amiga da Criança)
Escola Amiga da Criança

Escola vencedora da 1.º edição da iniciativa "Escola Amiga da Criança" (2018), com o projeto República de Jovens, na categoria de Formação Cívica.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
LOUSADA OESTE
UMA ESCOLA QUE É NOSSA...
UMA COMUNIDADE EDUCATIVA EM QUE SOMOS TODOS.
03 (Escola Inovadora)
Escola Inovadora

Escola selecionada, em 2010, para o Programa das Escolas Inovadoras e integrar a rede mundial do Programa Parceiros na Educação (Partners in Learning) da Microsoft que reconhece e premeia a Inovação.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
LOUSADA OESTE
UMA ESCOLA QUE É NOSSA...
UMA COMUNIDADE EDUCATIVA EM QUE SOMOS TODOS.
04 (Selo Protetor)
Selo Protetor

Escola distinguida, pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), com o Selo Protetor, pela sua prática de trabalho integrada e em rede para o bem-estar e promoção dos direito das crianças e jovens.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
LOUSADA OESTE
UMA ESCOLA QUE É NOSSA...
UMA COMUNIDADE EDUCATIVA EM QUE SOMOS TODOS.
05 (ESafty Label)
Segurança Digital

Escola certificada com Selo de Segurança Digital (eSafety Label) de Bronze, uma iniciativa da European Schoolnet, pelas suas práticas e políticas de segurança digital.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
LOUSADA OESTE
UMA ESCOLA QUE É NOSSA...
UMA COMUNIDADE EDUCATIVA EM QUE SOMOS TODOS.
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Image

REPÚBLICA DE JOVENS

Vencedor da 1ª Edição da Escola Amiga da Criança, este projeto convida os alunos e restante comunidade educativa, para o desafio de constituir no Agrupamento de Escolas uma dinâmica estruturada com base no conceito de - República de Jovens, onde possa desenvolver-se o sentido cívico de futuros cidadãos de uma democracia.

Uma república coloca à disposição dos seus cidadãos meios de participação na vida comunitária, define o modo de vida dos seus cidadãos, o estilo das suas relações através de regras elaboradas em função de princípios fundamentais - a Constituição, a lei orgânica de base, da qual a declaração dos Direitos do Homem define frequentemente o espírito, senão a prática - liberdade, igualdade, fraternidade. saber mais...

Image

ad libitum ORQUESTRA DE LOUSADA

Com uma metodologia de ensino pedagógico baseado num sistema de imitação, os alunos criam o gosto por fazer, através dos professores e só depois aperfeiçoam, a Ad Libitum Orquestra de Lousada vai ser constituída por 50 crianças e jovens em formato de Orquestra Clássica. O projeto vai integrar um plano de estudos gratuito com uma carga horária semanal própria a ser integrada no horário dos alunos. Cada aluno vai ter direito ao respetivo instrumento enquanto for elemento integrante da orquestra. Os instrumentos que vão compor esta orquestra vão ser o violino, viola d´arco, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, flauta transversal, trompete, trompa e percussão. Este projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, o Conservatório do Vale do Sousa e o Município de Lousada.

Image

BANDA DA ESCOLA (ROCK/POP)

No âmbito da Oferta Complementar Artística de Educação Musical, a Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste conta com uma Banda Musical compostas por alunos da escola e com um repertório Rock/Pop. Se tocas algum instrumento ou consideras-te um(a) cantor(a) e desejas pertencer a esta banda, grava um vídeo teu e envia para o email: bandadaescola@lousadaoeste.org
A Banda ensaia às quintas-feiras, às 17h30, na sala 140.
Image

CLUBE DE MONTANHISMO

O Clube, criado no âmbito da Educação para a Saúde, em articulação com Desporto Escolar Comunidade, e o Projeto Erasmus +tem como principais objetivos: promover hábitos e estilos de vida saudáveis; promover o bem-estar emocional; potenciar interações de cooperação e consciencializar os participantes sobre os serviços que a natureza nos oferece, estimulando assim a defesa do ambiente.
No ano passado fizemos 7 trilhos e esperamos fazer mais este ano! 
As saídas são preferencialmente aos sábados, uma vez por mês, e no final do ano 
contamos fazer um acampamento de dois dias.
Levanta a tua autorização na reprografia e entrega-a no mesmo local devidamente assinada e serás contactado pela equipa. Inscreve-te já! 
“Subir o monte, olhar o céu, cada barreira é assim!”
Image

ENCONTROS NA COZINHA Fit&Happy

Queres ser um Masterchef?
Os Encontros na Cozinha, online, surgiram na época  da pandemia, e por vontade  dos nossos pequenos chefes  cozinheiros, e famílias, mantiveram-se.
Cozinhamos todos ao mesmo tempo receitas saudáveis, saborosas e promovemos o combate ao desperdício  alimentar.
Este ano iremos  continuar, "enquanto  houver estrada  para andar"!
Se ainda não  estás  inscrito na disciplina PES do Classroom, envia-nos um email a solicitar  a inscrição: pes@lousadaoeste.org. Lá poderás  encontrar conteúdos  de várias  áreas  da Saúde e receber todas as informações  sobre  as datas dos Encontros e material necessário. Este ano realizaremos apenas um encontro por mês, ao final da tarde de sábado. Cozinhamos juntos o jantar!
Iremos ainda lançar alguns desafios de partilha de receitas saudáveis.
Junta-te à nossa equipa!
Image

DESPORTO ESCOLAR COMUNIDADE

Taça Nevogilde: Torneio Desportivo dirigido às turmas, desenvolvido ao longo do ano letivo.
Hora "DDR": Atividade Desportiva dirigido à comunidade educativa (Alunos, Professores, Ass. Operacionais, Ass. Técnicos, Enc. Educação).
Local: Pavilhão Desportivo AELO
Horários: 2ªs-feiras 17h40-18h30 e 4ªs-feiras 18h20-19h00

As inscrições para a Hora DDR podem ser feitas pelo email: pes@lousadaoeste.org (identificar o dia(s) que pretende frequentar a aula DDR).
Oportunamente, será informada a data de início da Hora DDR.
Image

JORNAL DIGITAL VISÃO N

O jornal digital do Agrupamento pretende dar voz e visibilidade aos trabalhos dos alunos, professores, assistentes operacionais, pais, encarregados de educação e outros familiares, de forma a envolver mais ativamente toda a comunidade educativa na dinâmica escolar, reforçando os laços de pertença e fomentando valores de Cidadania.
Deste modo, os trabalhos que se pretendam ver publicados devem ser enviados, em formato Word, para jornalescolarvn@lousadaoeste.org até ao último dia de cada mês (a iniciar no mês de outubro), permitindo a sua edição no mês seguinte. (Clicar na imagem para ver edições)

Image

PARLAMENTO DOS JOVENS

O Projeto Parlamento dos Jovens resulta de uma parceria
DGESTE/Assembleia da República Portuguesa, e convida as escolas a debaterem o tema “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?”.
As turmas são convidadas a trabalhar e informarem-se sobre o tema, assistindo a sessões, cursos online, palestras com Especialistas e com um deputado da Assembleia da República. O objetivo é o de debaterem entre si o tema, e formularem ideias que possam contribuir para a “resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político”. 
O Programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; Uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.
Image

PROGRAMA HORA DE SER

É um programa de prevenção da violência interpessoal, que assenta em valores e princípios que promovem a igualdade de género e o respeito pelos direitos humanos.
Desta forma, a Hora de SER pretende ajudar as crianças a estabelecerem relacionamentos interpessoais positivos, baseados na não-violência, na igualdade e diversidade, na cooperação e partilha, na tolerância e no respeito pela diversidade, não esquecendo as competências emocionai e relacionais.
É uma ferramenta de trabalho desenvolvida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Image

PROJETO ERASMUS+ HIKING AGENTS

Em outubro de 2022 teve lugar a mobilidade com alunos a Pyhtaa, Finlândia, e no início de maio decorreu a vinda da comitiva finlandesa a Nevogilde. O processo assenta não só nas mobilidades, mas também na partilha de experiências/projetos. Este projeto visava a criação de um clube de caminhadas, de forma a promover atividades de ar livre para os participantes/comunidade. Nasce daqui a articulação com o
já existente Clube de Montanhismo do AELO, de forma a não cair na redundância da criação de um novo clube de caminhadas.
As diferentes atividades foram sendo partilhadas com os parceiros num site criado para o efeito e para controlo das entidades Erasmus+, além das redes sociais do Agrupamento.
Segundo o coordenador, a experiência vivida por todos os participantes, até ao momento, tem sido fantástica, uma vez que se promove um verdadeiro espírito de tolerância e partilha, que
concorre para a promoção de valores europeus e, em última instância, para um mundo melhor.

Image

PROJETO MAGIA DA ESCRITA

O projeto “Magia da Escrita” desenvolvido por todas as turmas do 1.º ciclo, propõe-se a apetrechar os alunos com instrumentos de apoio que lhes permitam desenvolver a produção escrita de uma forma lúdica e criativa e ao mesmo tempo motivá-los para a aprendizagem.
Com a ajuda de guiões específicos para cada tipo de texto trabalhado, cada aluno será desafiado a criar o seu “Portefólio de escrita” com textos da sua autoria e que o acompanhará ao longo dos quatro anos de escolaridade. Alguns destes trabalhos serão expostos nas bibliotecas das diferentes escolas, divulgados nas plataformas digitais ligadas ao Agrupamento e utilizados para participar em concursos.

Image

PROJETO PROMATE

O projeto ProMate destina-se a todos os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento e tem como finalidade proporcionar-lhes um conjunto de situações problemáticas/desafios que em sala de aula ou no exterior, os levem a desenvolver competências matemáticas de uma forma apelativa, através do uso de materiais didáticos, plataformas digitais ou explorando o meio envolvente.

Image

PROJETO DAC +DIGITAIS

O projeto DAC “+Digitais” tem como objetivo primordial propiciar a todos os alunos do 1.º ciclo formas de acesso generalizado às Tecnologias de Informação e Comunicação, explorando o contributo que as mesmas podem fornecer para aumentar a qualidade do ensino e a integração das crianças na sociedade e ao mesmo tempo, constituir-se como uma forma propulsora de apropriação do conhecimento e da comunicação.
A criação deste projeto, previsto para quatro anos letivos, teve em conta a necessidade de utilização do Kit Escola Digital de uma forma regular e eficiente, promovendo a transversalidade com as restantes áreas e disciplinas, o trabalho colaborativo e definindo situações de aprendizagem conducentes à aquisição de maiores níveis de literacia informática, tecnológica e digital.

Image

PROJETO CIÊNCIA GENIAL

O projeto “Ciência Genial” visa dar continuidade e visibilidade ao Ensino Experimental das Ciências e contribuir para o desenvolvimento da capacidade de antecipação dos resultados dos alunos do 1.º ciclo, assim como para a formulação de questões e análise de resultados. Tem como principais objetivos: fomentar o gosto pelas Ciências Experimentais e que as mesmas se incorporem na rotina quotidiana; desenvolver o espírito científico dos alunos e o gosto pela investigação. Para este efeito, conta com duas parcerias, com o Projeto Bioescola, da Câmara Municipal de Lousada, e com a UTAD, junto de quem foi solicitada a colaboração da Dra. Ana Sofia Soares, Investigadora Júnior Doutoranda na Área das Ciências Veterinárias e Microbiologia.

Image

ERASMUS+ YOUTH IN ACTION "WAKE UP EUROPE!"

Queremos deixar o nosso testemunho sobre a experiência Erasmus+ Youth in Action "Wake Up Europe!", vivida na Eslovênia, entre os dias 22 e 31 de julho, em jeito de agradecimento:
À diretora Luísa Lopes, por ter mobilizado e apoiado em toda a logística necessária para que a viagem se cumprisse;
Aos encarregados de educação pela entrega e confiança depositada;
À Associação Nó- Górdio, professor Albino Pereira e psicólogo Manuel Gama, por terem querido para nós esta possibilidade, sem eles, nada feito!
Á Društvo Kreativne Mladine: Marko, Brina, Blaz, Ziva, Renata, Luka, Viktoria e Zlatko, pelo caloroso acolhimento e a alegria dos dias. Aos amigos que fizemos por estes dias;
Que possamos proporcionar aos nossos jovens, mais momentos visionários como estes. (Ver vídeo)
Image

PROJETO CONSTRUÇÃO DO SABER

A Educação Pré-Escolar é “a primeira etapa da educação básica…” num contexto de socialização em que muitas aprendizagens decorrem de vivências, experiências relacionais que implicam recursos humanos e materiais diversos.
O Educador alarga as oportunidades educativas ao favorecer uma aprendizagem cooperada em que a criança se desenvolve e aprende.
Este projeto caracteriza-se por uma cadeia de atividades que se têm de “desenhar” mentalmente nas diferentes áreas de desenvolvimento.
Pretende-se estimular, promover a capacidade de observação, desenvolver o seu espírito critico, curiosidade pelo saber e adquirir competências para futuras aprendizagens.
Trata-se de uma ação planeada com comunicação interativa, dinâmica e participada por todos os intervenientes.
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contacto

Agrupamento de Escolas Lousada Oeste
Sede: Escola Básica e Secundária Lousada Oeste
R. Jusã 4620-428 Lousada
Tel: 255912003;
Fax: 255912960

Temos 33 visitantes e 0 membros em linha